segunda-feira, 9 de julho de 2012

As duas trilogias de Star Wars

George Lucas, diretor e criador da saga Star Wars, hoje é podre de rico e um homem poderoso graças a este produto que inventou na década de 70 e até hoje é relevante. Dizem que ele escreveu um roteiro imenso e dividiu a história em 9 partes, sendo que cada parte transformaria em um filme. Devido à tecnologia da época e da história, chagaram a conclusão que não seria interessante filmar desde o primeiro episódio e sim a partir do quarto.

Os primeiros três contam da ascensão de Anakin Skywalker, de sua transformação em jedi e de sua traição. Ele se torna Darth Vader, um dos mais poderosos e fiéis seguidores do Imperador Palpetine e dos chamados Siths. Os três subseqüentes, que foram gravados na década de 70, contam a história de seu filho Luke, que nasce sob o regime de opressão do Imperador e se junta à aliança rebelde em busca de destruir a ditadura dos Siths e promover a volta dos cavaleiros Jedi para o controle da galáxia.

A primeira trilogia é um sucesso absoluto. George Lucas deixou de dirigir filmes por muitos anos porque não precisava mais. Mas depois de 20 anos ele decidiu filmar aqueles três filmes anteriores e contar a história de Anakin. Com uma tecnologia absurda, gerou três filmes praticamente 100% em computação gráfica, mas com história bem fraca, ao contrário da trilogia inicial. Ele queria cativar a nova geração com filmes mais atuais, mas não sei se foi bem sucedido. Os fãs antigos odiaram os novos filmes, mas eu não sei se a molecada de hoje adora esta trilogia. Foi um sucesso comercial, sem dúvida, arrecadou muita renda na venda de ingressos, o filme foi comercialmente bem sucedido, mas o objetivo é impulsionar a venda de produtos baseados no filme. Uma coisa mais interessante foi a série animada Clone Wars, que teve quatro temporadas, e uma história mais interessante e divertida do que o filme.

Em uma geração que consome filmes como Transformers, onde os efeitos especiais são perfeitos e não há história nenhuma, não sei se gostariam da primeira trilogia Star Wars. É claro que eu adoro efeitos especiais, mas quando eu vejo um filme, priorizo a história. Os efeitos devem servir de ferramenta para o diretor contar sua história e não o contrário. Por exemplo, o filme Guerra dos Mundos, original da década de 50 e refilmado por Spielberg no século XXI. Prefiro o original com uma história bem mais interessante apesar os efeitos especiais chinfrim do que o atual com efeitos muito bons, mas história fraca. A maioria dos jovens pensa o contrário, o que é uma pena.

Devido à péssima história da nova trilogia dos Star Wars em relação à primeira, acredito que o roteiro original não tinha quase nada a ver com o que foi filmado. Recuso-me a acreditar que na mesma época que ele escreveu todas as nove histórias foram geradas essas duas trilogias bem diferentes. Acho que ele apenas indicou um direcionamento e toda a história foi escrita por roteiristas retardados que não entendiam nada da mitologia jedi.

Apenas dei uma pincelada no assunto. Voltarei outro dia a escrever mais sobre isto.

Um comentário:

  1. Belo post Ulisses! Sempre gostei mais da trilogia antiga do Star Wars. A trilogia nova na minha opinião, foi uma desculpa que o George Lucas arranjou prá arrecadar mais dinheiro. O elenco novo tb era muito fraco. O que dizer do intérprete do Anakin? Parecia o cigano Igor do cinema. Qto a rainha Amidala, Natalie Portman soube bem conduzir embora o roteiro não mostrasse o verdadeiro talento que ela tem.
    Big beijos e bom feriado.

    ResponderExcluir