quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comprando tenis novo

Quando saio pra comprar um tênis novo é sempre uma tortura. Nunca tem o número que eu calço. Eu olho pela vitrine procurando um modelo do qual e goste e depois de vinte minutos ou meia hora selecionando o ideal, resolvo entrar para experimentá-lo quando recebo a infeliz notícia de que não tem no meu número. O número campeão de produção para calçados masculinos é 38 e 39, que deve ser usado pela maioria da população. Quem calça números maiores como eu que calço 41 a produção deve ser ínfima, reservando para a loja um ou dois pares. Acho que também se deve ao espaço no estoque cheio de trinta e noves e sem espaço para meu quarenta e um.

Tenho uma relação de ódio e pena do vendedor. Como o pobre coitado ganha por comissão, ele vai querer forçá-lo a comprar e nós somos até disputados por vendedores. Ele sempre trás outros modelos do meu número que eu não gosto. É por isso que passo muito tempo escolhendo na vitrine, para não ter que entrar e lidar com o chato. O pior é quando eles tentam laçar cliente na calçada, ai já é demais.

Tenho uma teoria do gosto dos calçados. Quando estamos na porta olhando a vitrine, escolhemos um modelo de 50 expostos. Quando eu entro na loja, já estou decidido a comprar aquele modelo. Pra mim, aquele que eu escolhi é o melhor de todos os outros que comparei. Quando recebo a triste notícia que aquele tênis não tem meu número e aceito ver outros modelos, dificilmente vou comprar os pares que o vendedor vai me trazer. Porque num primeiro momento, o que eu escolhi é o melhor de 50 outros. Quando o vendedor me trouxer uns 3 ou 4 modelos, a quantidade de opções é muito inferior. A probabilidade de eu gostar de 4 sapatos mais do que aquele que eu tinha em mente de desproporcional àquela da vitrine onde eu tinha mais para escolher. É muito raro me trazerem um modelo que estava escondido no interior da loja e que é melhor daquele que eu escolhi na vitrine. Quando eu vejo os tênis que ele trouxe, ainda estou decepcionado com a falta do número da minha escolha ideal. Então tudo o que ele trouxer será menos bonito do que aquele.

Mas quando acertamos o modelo, o número e principalmente o preço, a trinca mágica ideal, é um êxtase. Nunca comprei um tênis pela internet, sempre na loja e sempre com decepções. Um desses três itens que listei estava deficitário. Comprei, escolhi o modelo, tinha meu número e o preço não era tão alto pela qualidade que eu sabia que a marca tinha. Paguei, recebi com rapidez e eles são perfeitos. Estou extremamente satisfeito com minha compra. Dificilmente comprarei outro tênis na loja depois desta experiência.

Um comentário:

  1. Ai eu já sou ao contrário de vc gosto de experimentar o tênis na hora que eu tô comprando. Jamais pediria pela internet.
    Big Beijos

    ResponderExcluir