domingo, 15 de julho de 2012

Dia do Homem

Hoje, dia 15/07, é comemorado o dia do homem no Brasil. Data escolhida provavelmente pelo mercado consumidor pra vender mais produtos em uma data melhor para nosso país. Mas o verdadeiro dia do homem internacionalmente é 19 de novembro. Apesar de que as mulheres mais ressentidas e mal-comidas defendem ser dia 1º de abril.

Por que dão homenagens a certos dias? Em alguns casos é para homenagear alguém, heróis nacionais ou nascimento de Jesus. Em outros são fatos históricos como Independência e República. Mas a maioria dos dias é feita para defender uma minoria excluída e oprimida. Pra fazer a sociedade olhar para aquele problema pelo menos uma vez no ano. No dia de combate à AIDS todos prestam mais atenção para as pessoas que sofrem com a doença, divulgam meios de como evitar e se proteger e etc. No dia da consciência negra revemos todos os problemas que o Brasil passa referente à discriminação racial e como combatê-lo. O dia das mulheres foi inventado pelo mesmo motivo, pois elas eram discriminadas no começo do século, sendo humilhadas e tendo seus direitos cerceados.

Por causa disto, não vejo motivos para existir um dia do homem. Pra mim é a mesma coisa que o vereador Carlos Apolinário inventou pra comemorar o dia do orgulho hetero. Se tem um grupo social que não precisa de defesa é o hetero. Dia do homem também não defende nada, só deve ter sido criado pra vender mais coisas e alimentar a economia. Mas é uma data que não pegou. As próprias mulheres dão risada da data e não presenteiam seus companheiros, apesar de exigirem presentes no dia das mulheres.

Resolvi dar uma lida no Wikipédia pra saber por que eles criaram a data e lá diz que é para proteger os homens no mercado de trabalho. Realmente, as mulheres têm crescido tanto e ficaram tão poderosas que um cara de Trinidad Tobago achou que os homens viraram um grupo menor e oprimido pelo antigo sexo frágil e decidiu que a sociedade deveria olhar para eles pelo menos um dia com mais compaixão. O mundo realmente dá voltas. Agora a gente vai sofrer na mão das mulheres depois de milênios de opressão masculina.

Um comentário:

  1. Vejo as datas como forma de chamar atenção. A mulher conquistou seu espaço na sociedade após anos de submissão aos homens. Não acredito em superioridade de nenhum sexo. Somos todos iguais.
    Dia das mães, dos pais, das crianças, da mulher, do homem, dos namorados prá mim é puro comércio. Big Beijos

    ResponderExcluir