domingo, 1 de julho de 2012

Globo X Record - Religiões

Nesta semana o ibope divulgou a notícia sobre as crenças religiosas dos brasileiros e que o número de evangélicos subiu. Eu vi este anúncio na quinta-feira em um jornal da tv Globo, talvez o Jornal Nacional não me lembro, e lá foi dito que os evangélicos subiram 61% em 10 anos e que os católicos caíram 9%. A Globo então confirmou o crescimento dos evangélicos, mas ressaltou que os católicos ainda é líder no total de fiéis do país tendo 64,6% de fieis contra 22,2%.

Na sexta-feira eu estava assistindo o Jornal da Record e essa mesma notícia foi divulgada. Não sei se foi anunciada atrasada ou era repeteco do dia anterior, mas o conteúdo era o mesmo da rival. Claro que anunciaram que os evangélicos tiveram um grande crescimento, ressaltaram que os católicos caíram e parou por ai. Eu estava louco pra ver se eles iriam informar que os católicos eram a maioria e confirmei que eles omitiram o fato.

Achei muito interessante ter a visão do mesmo fato sendo noticiado por duas emissoras concorrentes com diferentes pontos de vista. Os números são os mesmos, nenhuma delas mentiu, mas cada uma noticiou o fato a sua maneira. De acordo com a Globo, os Católicos são a maioria dos religiosos do Brasil. Á a Record informou que os Evangélicos são os que mais cresceram. É a mesma lógica dos comerciais de produtos no mercado que eu estudei na faculdade. O produto A diz ser o melhor por ter o melhor desempenho, mas fica quietinho em relação ao preço. O produto B diz ser o melhor por ter o melhor preço, mas nem abre a boca em relação à qualidade. E assim vai a concorrência. Por isso a habilidade do vendedor é tão requisitada e recompensada pelas empresas. Não importa a informação, contanto que você transmita da forma que queremos.

Acho ridícula a disputa religiosa das duas maiores emissoras do país. Não tenho crença em nenhuma das duas religiões. É claro que o pessoal da Record vai defender os evangélicos porque os donos o são e eles ganham mais a cada vez que adquirem novos adeptos. E a Globo protege mais os católicos, pois é a maior parte da população e isso é importante para a audiência. Além disto acredito que os católicos são mais conservadores, mais parecido com a visão da emissora.

A informação é soberana. Deve-se divulgá-la sem juízo e valores. É por isso que eu defendo alternativas como o Wikileaks que divulga como é e não como o governo, a sociedade, as empresas querem. Eu defendo também que os órgãos de imprensa tenham colunas com as opiniões pessoais e as opiniões oficiais da emissora a qual representam. Mas deveria ter a noticia completa sem opiniões na outra página ao lado. Cercear a informação é herança da ditadura e um mal que nunca sai de moda. Na Argentina a censura voltou pra valer, fora outros países da América do Sul. Espero que o Brasil não entre na onda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário