domingo, 22 de julho de 2012

Massacre no Cinema

É impressionante como esses eventos acontecem nos Estados Unidos em mais quantidade de vezes do que em qualquer parte do mundo. Existem atiradores em países da Europa, até o Brasil começou a ter alguns acontecimentos parecidos, mas os americanos são líderes isolados. Mais um louco resolveu matar inocentes, desta vez em um cinema, matando 12 pessoas e ferindo 59, ou seja, deve ter levado uma metralhadora e muitas, mas muitas balas.

A matança aconteceu esta semana na estréia do filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o que vai dar muita propaganda negativa a um filme que provavelmente é ótimo. Espero que eles não demonizem o filme que não tem nada a ver com o fato do cara ser um doido varrido. Lembro que em 1999, no Brasil, aconteceu um caso similar no cinema onde um estudante de medicina da USP entrou durante o filme Clube da Luta. Na época, a imprensa sensacionalista quis culpar um filme que era violento e que isto influenciaria a audiência a cometer assassinatos. E também culparam o Duke Nukem porque o personagem principal entra um cinema durante o jogo. Pura besteira, tanto o filme quanto o jogo de videogame não são responsáveis pelos casos de violência da população. Espero que não resolvam culpar o Batman por causa disto, apesar do atirador ter entrado com o cabelo vermelho e dizendo que era o Coringa. Outros disseram que ele estava vestido de Bane, vilão do terceiro filme, porque estava usando uma máscara de gás e uma roupa preta.

Os EUA devem ser os líderes de casos assim por ser um país muito liberal na venda de armas de fogo. Este cara tinha três armas no carro e levou uma ao cinema, todas compradas legalmente. É a coisa mais fácil do mundo ter uma arma por lá, dá pra comprar uma no Wal-Mart! Depois do caso de Columbine, onde estudantes mataram vários alunos o Michael Moore se inspirou a realizar o excelente Tiros em Columbine, que ganhou o Oscar de melhor documentário. Pelo jeito não prestou pra nada, já que acontece outro caso com as mesmas características do outro massacre. Acho que nem vão fazer outro filme falando disto, pois tudo o que poderiam falar já foi dito por Michael Moore. Os governantes deveriam rever a fita de Tiros em Columbine pra ver o que fazer.

É por isso que sou contra a venda de armas tão deliberadamente. O Brasil já fez um plebiscito referente à venda de armas e perdeu. A maioria dos brasileiros quer ter o direito de comprar uma arma. Aposto que os americanos pensam exatamente do mesmo jeito. Depois acontecem esses assassinatos e se perguntam onde erraram. Eu sei que bandido que é bandido sempre vai achar um jeito de comprar uma arma ilegalmente se quiser. Mas quanto mais proibirmos a venda tão aberta assim, menos mortes acontecerão. Este matador comprou suas armas legalmente. Será que ele teria saco pra comprar ilegalmente? Não sabemos. Mas é bom refletir sobre isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário