segunda-feira, 30 de julho de 2012

Preços para Trouxas

Quando estou no shopping ou nas ruas mesmo olhando as vitrines, além do produto sempre procuro pelos preços que estão sendo cobrados. Não adianta olhar e desejar algo se não vai poder pagar. Mesmo que eu tenha dinheiro pra gastar, não vale a pena pagar um preço exorbitante sobre aquilo sendo que dá pra encontrar o mesmo produto em outra loja pela pagando metade. O preço é um item extremamente importante na minha decisão de compra, não só porque sou pobre. Acredito que não vale a pena comprar o mais barato, pois a qualidade vem no mesmo nível. O ideal é procurar pelo melhor custo/benefício, não pagando muito e tendo a melhor qualidade possível dentro de um preço razoável.

O que me incomoda muito são duas situações. Primeiro quando a vitrine não informa nenhum preço dos produtos obrigando a gente a entrar e ficar perguntando ao vendedor chato que ganha por comissão e não vai querer te deixar ir embora. Eu nem me preocupo em entrar nessas lojas, só pergunto o preço quando o produto é muito atraente pra mim, mesmo assim com relutância. Dou prioridade pras loas com a etiqueta gigante do lado.

A outra situação irritante é quando eles colocam uma plaquinha informando um preço baixíssimo, até me assusto quando vejo aquilo. É só olhar com mais cuidado que podemos ver em letras miúdas a informação que aquele valor é uma de 20 parcelas, logo o preço é aquele informado vezes 20. Quando pergunto para um vendedor o preço de algo, ele vira em me diz três de R$50 no cartão. É a loja tentando convencer o cara mais pobre a comprar só porque entra em seu orçamento mensal e endividá-lo, dando margem à inadimplência ao SERASA da vida. O pior é quando informam que este valor é sem juros. Só a pessoa mais inocente do mundo vai acreditar em algo assim. Todos os preços que não sejam pagos a vista vem embutido um custo que normalmente é astronômico, eles só não informam. E para aqueles que querem pagar a vista, não dão desconto, me obrigando a pagar juros.

Deveriam criar uma lei onde é obrigatório que o valor a vista seja menor que o valor parcelado. É lei. Não me venha dizer que é sem juros, pois isto só engana as pessoas mais simples. Outra lei que deveriam fazer é ser obrigado a informar aos clientes na plaquinha de preço, o valor total a vista maior e o valor parcelado + os juros embaixo. No Canadá, o valor sempre vem discriminado inclusive com o valor do imposto que será pago ao governo. Aqui eles embutem tudo, somam juros, dividem por N vezes e fazem você engolir o preço.

2 comentários:

  1. Olá! Ulisses, isso é um absurdo mesmo, e, já existe previsão legal para as suas "queixas" (nossas), só que alguns não sabem, outros fingem não saber e muitos desrespeitam na cara de pau.

    O preço na peça e descontos de 5% para compra à vista.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É o famoso barato sai caro. Se todo mundo pensasse antes de comprar por impulso...
    Big Beijos

    ResponderExcluir