quarta-feira, 11 de julho de 2012

Reservas Indígenas

O Brasil está cheia de reservas indígenas espalhadas pelo Brasil. Basta olhar um simples mapa do país com as áreas das reservas pra ver como foram feitas as reservas e perceber que não tem nenhuma lógica. Claro que fizeram onde as tribos estavam então cada uma teria o seu espaço onde sempre viveram, mas me parece que seria melhor se estivessem em uma faixa de terra contínua onde poderiam ter ligação e contato sem precisar atravessar terras do homem branco.

Mas cá entre nós, os índios não precisam de tanta terra assim. Pode soar preconceituoso, mas acho que os índios deveriam ser integrados à nossa sociedade de hoje. Lá, apesar de viverem seus costumes ancestrais e usar seus idiomas locais, não há nenhum crescimento, nenhum progresso. Não fazem nada da vida. Se ainda vivessem da pesca, do plantio em uma sociedade auto-suficiente, até seria interessante ver, mas a maioria á tem seus confortos, carros, televisões, internet e os confortos normais do homem branco, então porque dar uma terra de graça assim? Se eles forem os donos da terra, por uma questão de antiguidade, tudo bem, mas que se comporte como todos os outros cidadãos brasileiros pagando impostos e sendo membros úteis da sociedade. Sabe o que me parecem, imensas favelas.

É como um livro recente que li, Guia politicamente incorreto da história do Brasil, onde conta que os índios tiveram muita miscigenação com os homens brancos e queriam se misturar. A maioria das mortes ocorridas foram guerras entre tribos rivais e não um massacre português. Esta informação não está apenas neste livro, eu cheguei a fazer outras pesquisas pela internet e vi que eram reais. Aquele conceito antigo que acreditávamos não é correto. Os indígenas viviam em estado de guerra constante entre as tribos e eram povos que desmatavam muito as terras. Se não fossem os portugueses pedindo pra maneirarem, eles tinham devastado o Brasil. Eram povos nômades que usufruíam uma região e quando tivessem consumido todos os recursos, moviam para uma nova terra fértil. Foram os europeus que trouxeram o conceito da agricultura, do plantio e colheita.

É engraçado como os livros brasileiros insistem nessa mesma tecla de coitadinho dos índios sendo que são informações incorretas. A parte dos indígenas eu já conhecia, mas os outros assuntos que o livro aborda referente os escravos negros vindos da África eu não conhecia. É um livro que vale a pena ser lido sem o uso de emoções. Se você é patriota, deixará e sê-lo, pois é um tapa na cara do brasileiro. Chegamos no final do livro e percebemos que não temos heróis, não temos história. Bem triste, mas real. Basta escolher: quer viver em um mundo fantasioso e feliz ou real e triste? Cruel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário