segunda-feira, 2 de julho de 2012

SEMANA CORÍNTHIANS – Vestindo a camisa!

Esta semana não se fala em outra coisa. É Corinthians aqui, Boca ali e o chororó dos outros times. Os fogos de artifício dos torcedores depois do primeiro jogo contra o Boca Júniors e dos carros saindo em passeata nas ruas buzinando foram demais: felicidade para os torcedores e martírio para os secadores. Próxima quarta feira não vai ser diferente, ninguém vai dormir. Seja por vitória corintiana ou contra. Fogos serão soltados.

O sentimento que a hora é agora contaminou todo mundo. Neste final de semana eu viajei para Santos pra aproveitar uma praia e fiquei impressionado pela quantidade de pessoas com a camisa do Corinthians. É como um amigo meu disse uma vez, que na baixada santista tem mais corintianos que santistas. Pude comprovar in loco. Juro que a cada 10 pessoas que passava, pelo menos uma estava com uma camisa do timão. Seja o senhor com aquela camisa regata, ou o moleque com um boné ou da menininha com um vestidinho com um símbolo bordado. Vi bandeiras espalhadas em vários apartamentos, em quiosques e em bares. Todo mundo está no clima da Libertadores da América.

Eu sei que a torcida corintiana é uma das maiores do Brasil, perdendo apenas para a do Flamengo. E a concentração no estado de São Paulo é imensa, Na última pesquisa que vi, 45% da população paulista é corintiana, fazendo o restante de 55% dividirem entre os outros times do Estado. E em Santa Catarina é um absurdo de grande. Só a torcida corintiana é maior do que a soma de todos os outros clubes do estado, acho que dá uns 55%. Uma pessoa de fora que não torce pro Corinthians não tem noção da quantidade de gente mobilizada pra este título.

Eu tenho várias camisas do Corinthians em casa que uso sempre, mas não uso em qualquer lugar. Por causa da violência a gente tem que escolher em ficar vivo ou não. Só uso as camisas quando tenho segurança e controle do lugar em que estou indo, pra casa de um amigo ou conhecido, um lugar que eu já conheço as redondezas, que eu saiba do risco que estou correndo. Como vim pra Santos, evitei usar algo do timão. Mas depois de tanto corintiano usando sua camisa fique com vontade de ter trazido a minha.

Bandeiras e camisas estão sendo vendidas por todo lado. Hoje resolvi comprar duas coisas que queria há muito tempo, mas não tive a chance e o dinheiro disponíveis. Influenciado pelos outros torcedores e animado para a semana, resolvi comprar uma bandeira e uma camisa vinho de São Jorge. Agora já estou pronto pra batalha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário