segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Melancolia

Lars Von Trier produz filmes com um olhar diferente na minha opinião. Vendo seus filmes a gente percebe que não se trata de algo que tenha visto antes. Aconteceu de ter este sentimento quando vi o excelente Dogville e Manderlay. Melancholia foi elogiadíssimo no Festival de Cannes e fiquei interessado na película.

O filme é dividido em duas partes. A primeira sobre o casamento de Justine, Kirsten Dunst, festa realizada em uma mansão ao lado de um campo de golfe com todos os requites possíveis, todos alegres menos a noiva que está um tanto estranha. Na verdade ela passa por uma grave depressão e parece não estar feliz com o casamento e nem com seu serviço, apesar de sorrir o tempo todo. Mas no decorrer da festa suas ações não correspondem com a felicidade do noivo nem com os rituais e o protocolo que deve seguir em uma festa de casamento.

Já conheci pessoas que fizeram a mesma coisa que a personagem, chegar próximo ao casamento e praticamente quase na data do casório cancelar toda a união. Nunca entendi esta situação onde a pessoa deixa para o último momento pular fora. Quando se gosta de alguém e a relação vai ficando mais forte e mais próxima, ambos decidem se casar e oficializar a união. É um crescente na sua paixão que tende a levar o ápice no dia da festa. Se a pessoa tem dúvidas ou o sentimento não é tão forte assim, deve abortar bem antes de toda a história de noivado for levada adiante. Uma pessoa que pula fora na véspera do casamento é porque já tem dúvidas há muito tempo, não foi uma decisão de última hora, a não ser que ela tenha um sério problema mental ou mesmo bipolar, levando da euforia à depressão. Na verdade dá vontade de dar um tapa nela.

Na segunda parte do filme o diretor faz uma metáfora de como uma pessoa melancólica se sente, onde é apresentado uma situação de ficção científica. Um planeta chamado Melancholia está vindo em direção ao planeta Terra, mas os cientistas acreditam que vai passar apenas perto e não chegará a se chocar conosco. O Melancolia ao se aproximar do planeta até suga o oxigênio do planeta fazendo uma analogia à melancolia que suga a energia das pessoas. E o choque com o planeta simbolizaria o grau máximo da depressão com uma melancolia se chocando contra o ser humano sadio. Com a proximidade deste evento, vemos pelos olhos de Claire, irmã de Justine, o que as pessoas devem fazer em uma situação de desespero. Claire é a mulher alegre que quando vem a melancolia entra em desespero. Já Justine, depressiva, fica até calma em relação ao fim do mundo prenunciado pela chegada da Melancholia e quer morrer.

A fotografia e a trilha sonora são excelentes. Só a cena de abertura do longa dá um exemplo disto, conforme abaixo:

Um comentário:

  1. Nossa que filme hein? Concordo com você. Se vai oficializar a relação é porque tem certeza dos sentimentos, se pintou dúvida, melhor terminar bem antes do que gastar uma fortuna.
    Big beijos

    ResponderExcluir