domingo, 30 de setembro de 2012

Nina burra

Não assisto novelas, mas de uma forma ou de outra a gente acaba descobrindo o que está se passando nas que estão passando na televisão, ainda mais um sucesso como este de Avenida Brasil. Eu sei mais ou menos o que está se passando na novela, que a Nina foi um dia uma criança chamada Rita que teve seu pai assassinado pela Carminha. Hoje, mais crescida, ela está tentando se vingar da assassina de seu pai.

Muitos têm criticado as atitudes da Nina e dos erros que comete em sua vingança. Parece que ela perdeu todas as fotos comprometedoras que tinha tirado porque não fez backup delas, não usou ferramentas comuns a todos nós que usamos a internet como 4shared, instagram, facebook, twitter etc. Não fez backup de uma coisa importante, coisa que é dita um milhão de vezes pelas empresas de segurança. Manter a salvo senhas, alterá-las periodicamente com uma combinação difícil de ser deduzida.

As ações da Nina são reflexo da população brasileira. Não sei se o autor da novela foi inteligente o bastante para passar à história o comportamento padrão dos brasileiros ou se ele não informou porque não conhece mesmo. Pra se dar emoção a uma história precisamos aumentar os problemas e gerar conflitos mesmo, senão não dá audiência. Mas eu digo que essas coisas não acontecem apenas na televisão, neste caso a arte está imitando a vida, pois tem muita gente toupeira por ai que comete os mesmos erros e às vezes coisas até pior.

Já trabalhei em uma agencia de banco e já vi casos que a maioria das pessoas que estão criticando a Nina ficariam chocados com a estupidez humana. É por isso que os crimes bancários e eletrônicos estão só crescendo. Os bandidos estão percebendo que não precisam de muito esforço para surrupiar os bens das pessoas que em alguns casos até dão o dinheiro por livre e espontânea vontade. O bandido só precisa criar uma historinha besta que muitos idiotas caem no conto do vigário e dão sua grana.

Fiquei sabendo que teve uma cena na novela que a Nina saca uma grande quantidade de dinheiro para dar a outra pessoa e é assaltada no caminho. Puta burrice! Quantas vezes vemos casos na vida real onde acontece a mesma coisa. Nunca transporte uma grande quantidade de dinheiro assim. Use uma transferência bancário, um cheque cruzado, qualquer coisa. Se alguém ficar sabendo, só piora as coisas. Já presenciei um caso que a mulher queria desesperadamente sacar 13 mil reais porque alguém tinha uma proposta de lucro imediato que ela ganharia o dobro. Desconfie de tudo o que seja bom demais, mesmo a história seja muito convincente.

Um comentário:

  1. Já dizia o velho ditado: "Esmola demais, o santo desconfia". Tudo o que vem fácil, vai fácil. Adoro Avenida Brasil e eu acho que foi burrada do autor, afinal no começo da novela a Nina usava internet, tinha até um IPAD, não é possível ser tão ingênua.
    Big Beijos

    ResponderExcluir