quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O recomeço

Começar uma nova civilização é tentador. A vida caótica que vivemos no mundo de hoje com 7 bilhões de seres humanos consumindo tudo o que vem pela frente, extinguindo animais, devastando florestas, enchendo mais suas cidades e causando pior ao mundo. Gostaria que tivéssemos todo o progresso intelectual e social de hoje com uma população em número igual à do século XV e com mais florestas e animais soltos. Seria um paraíso. Antigamente não tínhamos tanta consciência do nosso dever em relação ao mundo.

No livro A Dança da Morte do Stephen King trás um pouco deste desejo de começar tudo de novo. E se tivéssemos uma nova chance de formar uma sociedade do jeito que quiséssemos que fosse? Dificuldades não faltariam considerando que cada ser humano tem suas vontades pessoais e idéias de uma utopia.

Mas, no livro, apenas um por cento da população sobrevive a um vírus mortal. Estão todos espalhados pelas cidades e por um motivo decidem se reunir, pois este é um desejo intrínseco do ser humano. Uma vez juntas em uma cidade alternativa, como recomeçar suas vidas? O que seria de extrema importância para o básico de uma vida em sociedade? King desenvolve bem este lado. Primeiro seria estabelecer regras básicas de convivência como leis a serem seguidas. Não matar, não roubar, civilidade, para não gerar anarquia e violência. Tentar acionar algumas coisas tecnológicas como a energia, tão fundamental para nós que praticamente não sabemos viver sem. Seria uma volta às cavernas. Tem coisas mundanas como retirar todos os carros espalhados pelas ruas e enterrar os mortos. Estabelecer um comando, com líderes, uma polícia, uma comissão para julgar infratores, ou seja, implantar os 3 poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. Um médico em uma nova cidade é algo fundamental. Não sabemos viver sem este profissional, mais do que qualquer outro, mesmo sabendo da importância das outras profissões. Pessoas com conhecimentos técnicos de engenharia e gente com conhecimento como professores. Agricultura seria essencial também para prover alimentos.

O livro me lembra dois filmes pós apocalípticos onde ocorrem guerras e boa parte da população morre restando alguns desafortunados que vivem em meio à violência. O primeiro é O Mensageiro, com o Kevin Costner. Neste filme, a sociedade vive sob o terror de um exército formado por um aspirante a ditador. Só conseguem se reerguer através do restabelecimento da comunicação através de cartas. O segundo filme é O Livro de Eli. Existe grande violência numa terra devastada onde a água é artigo raro. Denzel Washington sabe que um grande conhecimento como a bíblia pode restaurar o bem como também ser usado para tiranizar um povo. Acho que ambos os filmes chupam um pouco do A Dança da Morte.

Deve ser fascinante começar uma sociedade do nada, a seu bel prazer. Como você gostaria que sua cidade fosse?

Um comentário:

  1. Eu gostaria que a cidade fosse pacífica, que soubesse valorizar o meio ambiente, criar coleta seletiva, estimular educação em toda população, além de melhorar atendimento na saúde, transporte, trabalho...
    Big Beijos

    ResponderExcluir