quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Quadrinhos no Trono

Falta de tempo todo mundo tem. É só perguntar pras pessoas porque elas não lêem mais, não fazem mais exercícios, não brincam com os filhos, não estudam, etc. A primeira resposta que a maioria dá é “não tenho tempo”, a segunda “não tenho dinheiro”.

Gostaria de ler muito mais do que leio atualmente. Tem gente que fica impressionada pela quantidade de livros que eu leio. Só ficam assim porque elas não lêem. Para um leitor profissional, de carteirinha, eu sou um peixinho no aquário. Tudo depende com o que comparamos. Se eu me comparar com a leitura média da população brasileira, que em pesquisa recente indicou que o brasileiro lê 4 livros por ano, eu realmente sou uma curva ascendente. Mas me comparar a esta média ridícula é uma ofensa. É a mesma coisa que um estudante de nível médio se comparar a um analfabeto. Uma pessoa que quer crescer deve sempre se comparar a alguém melhor que você.

A minha meta DIÁRIA de leitura, minha utopia, seria a seguinte:
- Um jornal;
- Uma revista em quadrinhos;
- Dois livros, sendo um de ficção e outro de não ficção;
- Estudo de uma matéria acadêmica.
Mas quem disse que eu consigo?

Uma forma de eu ler mais é vincular atividades do meu dia a dia a um certo tipo de leitura. É como se eu enganasse o cérebro tentando realizar duas atividades ao mesmo tempo e conseguindo o meu objetivo. De manhã obviamente é um bom horário para ler o jornal. Então eu costumo vincular o jornal ao meu café da manhã. Enquanto degusto um pãozinho com leite, leio as principais notícias do dia. Durante meu trajeto casa-trampo, que dura em média 30 minutos, leio um livro.

E toda manhã tenho meus 15 minutos religiosos no trono do banheiro. O Roberto Duque Estrada, do MRG, diz que lê todas as suas revistas em quadrinhos no banheiro, enquanto realiza seu querido número 2. Resolvi fazer o mesmo pra testar. Comprei, com uma indicação dos mesmos meninos do MRG, o Fracasso de Público, livro de 230 de excelente história para adultos de quadrinhos. Parece que estou lendo um episódio de Seinfeld misturado com Friends. A leitura se tornou a melhor parte da minha manhã, me fazendo triste quando finalmente resolvo terminar e seguir com minhas atividades do dia. Com esta opção, uma das minhas metas de ler um quadrinho por dia está mantida e bem encaixada no dia. Não precisei mudar em nada minha rotina, um sucesso.

Minha meta agora é conseguir encaixar uma leitura de não-ficção à noite, mas está difícil encaixar com algo. Sempre quero ver TV ou acessar a internet, fora que à noite o corpo normalmente pede repouso. Mas vamos ver se consigo incular a alguma atividade noturna e “enganar a mente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário