sábado, 13 de outubro de 2012

A Entidade

Assisti a pré-estréia no cinema do filme A Entidade, indicado pelo pessoal do rapaduracast que disseram ter visto o trailer e se borrado de medo. Como sou um fã do gênero terror, tinha que conferir. E para não me influenciar pelo trailer, me recusei a vê-lo antes e nem li nada da sinopse para que fosse uma surpresa. A única coisa que não dá pra fugir é do título do filme “A Entidade” que já deixa no ar que se trata de um filme de espíritos.

A história me deu uma boa idéia para futuros textos meus. O Ethan Hawke é um escritor que pesquisa crimes reais que aconteceram e tenta bolar teorias alternativas para a resolução de casos em andamento. Ele lança um livro e obtém bastante sucesso com uma pesquisa que inclusive ajudou a polícia a desvendar um dos casos e achando uma garota seqüestrada. Ele então decide se dedicar a este gênero policial pra continuar na crista da onda.

Achei a idéia muito interessante de se basear em fatos verdadeiros para escrever uma história de um livro. Existem milhares de crimes que acontecem e ninguém nunca fica sabendo exceto o Datena. Seria legal se eu descobrisse uma história interessante, criaria novas idéias que a polícia ainda não levantou e lançar o livro. É como o serviço de investigador ou trabalhos forenses onde o policial levanta todas as provas ou indícios sobre o caso e para pra refletir sobre o assunto e levantar suposições.

Inicialmente o Ethan Hawke tenta fazer isto, mas ele é mais hardcore. Ele vai até a casa onde aconteceram os assassinatos e pesquisa sobre o que aconteceu ali. Ninguém em sã consciência faria uma coisa dessas, mas o cara está louco para repetir o sucesso de seu ultimo livro. O clima do filme me lembrou bastante o “8 milímetros” do Nicolas Cage, onde o personagem principal entre de cabeça na história de uma forma tão profunda que começa a afetar sua vida pessoal e que às vezes ele não sabe se as coisas que vê são reais ou imaginárias.

Tenho uma crítica a fazer a este e outros filmes de terror holliwoodianos. Eles geralmente se contentam em dar sustos na platéia e não contam uma história que por si só já deveria ser horripilante. Do nada um som alto, um grito, a música está baixinha e de repente aumenta ensurdecedoramente e todo mundo se borra, mas acho que isto é uma ferramenta dos fracos. Os filmes de terror de verdade te entrega um produto tão medonho que não precisa desses recursos pras pessoas ficarem com medo. Através da Angélica do cinemasmorra eu tive ótimas dicas de filmes fora do mercado norte-americano de terror como filmes Japoneses, coreanos e franceses. Estes sim são medonhos.

Mas de um modo geral A Entidade entrega o que lhe promete. Abaixo o trailer do filme. Veja, se você tiver coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário