quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Brasil VS Mundo

Nós somos muito duros com nosso país, eu inclusive, mas acho que deveríamos reconhecer que o Brasil tem muitas qualidades e que somos mais felizes do que muitas nações ao redor do mundo. Assisti um documentário sobre Kosovo e toda a problemática situação que a antiga Iugoslávia passa atualmente mesmo após 11 anos os países que se formaram amargam pobreza e falta de respeito pelos direitos humanos. O Brasil também tem sérios problemas sociais e políticos, mas que com boa vontade a gente acaba resolvendo. Os sérvios e albaneses que vivem nos Bálcãs, assim como toda região que já passou por uma guerra, vivem com ódio uma das outras. É como a situação dos Palestinos em Israel. São conflitos centenários onde ocorreram mortes, estupros, torturas e absurdos tão grandes que nenhum deles sequer aceita desculpas. É um conflito sem fim que nós brasileiros não passamos graças a Deus.

Aqui temos problemas com discriminação racial, mas geralmente é muito leve. Não sou negro pra sentir na pele, mas tirando casos extremos o racismo que aqui se passa é em relação à emprego e relações sociais. No exterior se um Albanês se encontra com um Sérvio, ou vice versa, é morto. Até hoje existem tropas da ONU protegendo as minorias em cada país. No Afeganistão os norte-americanos estão sitiando o país até hoje e sabem que no momento que deixarem a região acontecerá uma guerra civil, vitimando mais gente que não tem nada a ver. Este é o perigo da ajuda internacional, acaba-se tornando refém da situação. O Brasil está no Haiti, como força da ONU para ajudar o país a se reerguer do terrível terremoto que lá ocorreu. Só Deus sabe quando iremos sair de lá porque os casos de violência que se acomete em regiões miseráveis assim são infinitos. Um dia os abandonaremos, deixando mais uma guerra se iniciar.

A Europa oriental, constituída pelos países provenientes da Iugoslávia e os países vindos da ex-URSS passam por situações de miséria total, com sérios problemas de saúde, energia e saneamento básico. São países ainda perdidos tentando se estabelecer. Somados a este ambiente está à guerra racial. Olhando para um cenário desses, o Brasil não é tão ruim assim. Claro que não podemos desviar nossos olhos dos problemas que existem, mas devemos reconhecer que estamos em melhor situação que muita nação por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário