segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Empréstimos a amigos

Sempre quando envolvemos algo de valor ou dinheiro em alguma relação, as chances de acontecer algo errado são grandes. É muito delicada a situação. Quando fazemos movimentações financeiras no banco, aplicações, empréstimos, financiamentos, precisamos ter cuidado redobrado. Mas o pior mesmo é quando acontece em relações afetivas.

Pedir empréstimo a um amigo é a melhor forma de perder sua amizade. Porque antes do fato, são amigos, se gostam e se divertem sem qualquer explicação, apenas pelo fato da pessoa ser quem ela é. Assim que alguém pede dinheiro, a situação muda, pois temos que pensar se essa pessoa é tão amiga assim da gente. Se for só um conhecido legal ou um colega de serviço, pensaremos duas vezes antes de entregar nosso suado e poupado dinheiro para ele.

Mas chegando a conclusão que é seu amigão, a gente tem que decidir se empresta ou não. Se você não empresta, você é um filho da puta egoísta e traíra. Na hora que ele mais precisou de ajuda, você dá as costas. Mas se você decide emprestar o dinheiro, a confiança está sendo testada. Vamos ver se ele é de confiança. Nessas horas tem que ser o mais profissional possível, mesmo se tratando de uma pessoa querida. Tem que se estabelecer um plano de pagamentos e um prazo para a devolução total. E tem-se que ver a capacidade do cara em restituir a grana, o risco envolvido. Ele está trabalhando? Se estiver desempregado, como vai conseguir lhe pagar de volta? Ele só vai estar liquidando uma dívida com outra pessoa e transferindo para você.

A partir deste momento, toda vez que eles se encontrarem o cara que emprestou vai ficar um pouco amargurado olhando para seu amigo e vendo um caloteiro em potencial, alguém que já está demorando pra pagar e começa a não gostar tanto dele assim. Já o cara que pegou o empréstimo, vai olhar para seu amigo e também se sentir diminuído por ter se sujeitado a esta situação humilhante de pedir dinheiro, ficar com aquela culpa da dívida na cabeça toda vez que passar do lado dele. Vai começar a evitar o encontro pra não se lembrar do dinheiro.

O pior mesmo é se passar os dias em que teria que devolver o dinheiro e ele não aparece ou dá alguma desculpa, por mais que seja justa. Está ai o começo do fim de uma amizade. Tudo aquilo que antes tinha um significado se esfacelará pelo chão. Mesmo que depois de muito tempo o infeliz pague a dívida, a relação nunca mais voltara a ser como antes. Talvez até continue amigos, mas nunca mais o primeiro vai confiar no segundo.

É uma situação muito difícil. Depende da relação que vocês têm e do nível e confiança. Acho que é ai que vemos quem realmente é nosso amigo, pois eu só emprestaria dinheiro para quem eu confie totalmente. Este sim é meu amigo de verdade. Em relação aos outros, apesar da amizade, tenho certas desconfianças. Nessas horas vemos que nossos verdadeiros amigos são menos do que os dedos de uma mão.

Um comentário:

  1. Pedir dinheiro emprestado só em último caso. As poucas vezes que pedi, fiz questão de devolver. Por outro lado, existe o amigo que entende da sua situação econômica e não vai ficar jogando na sua cara que vc pediu dinheiro e não devolveu.
    Big Beijos

    ResponderExcluir