domingo, 25 de novembro de 2012

Mano demitido

Nesta Sexta-feira nós fomos surpreendidos com esta notícia de que Mano Menezes foi demitido sumariamente pelo Marin, presidente em exercício da CBF. Às 16:45 um colega do serviço entrou na internet e deu de cara com esta notícia de ultima hora, coisa que ninguém estava esperando, pelo menos não imediatamente. A imprensa foi pega de surpresa também, pois não houve aquela fritura tradicional com antecedência.

A demissão dele foi tão sem motivo. Já há muito tempo que Mano não estava fazendo um trabalho bom, dando uma péssima perspectiva de copa, uma apresentação humilhante em nosso próprio país. Perdemos para todos os adversários fortes que encontramos pela frente. Foi divulgado o número de 21 vitórias em 33 jogos, um aproveitamento excelente de 69,69%. Mas este número não condiz com a realidade. A seleção brasileira só ganhou de adversários medíocres pra baixo e perdeu de quem realmente importava.

A fama no Mano para com o público estava péssima. Fui ao Morumbi naquele amistoso do Brasil contra a África do Sul e a vaia foi imensa quando ele colocou o pé no gramado. Fiquei até com pena, ninguém quer ser vaiado em sua própria casa.

Mas o Marin não foi justo. A princípio, após Dunga, a orientação era de renovar a seleção convocando novos jogadores e foi exatamente o que o Mano fez. E quando se faz um time do nada, demora mesmo pra engrenar. O erro do Mano foi que demorou muito pra definir um time. Ele poderia testar jogadores no primeiro ano e meio inteirinho, mas depois deveria ter fechado um time e mandado bala.

O Mano deveria ter sido demitido antes das Olimpíadas, mas inventaram de levá-lo à Londres e seguraram mais tempo. Depois do fiasco resolveram continuar com ele, erroneamente. E o pior é que agora que ele estava finalmente definindo uma equipe e fechando o elenco e jogando bem, demitiram. É o cúmulo da incoerência. Deveriam demiti-lo quando estava jogando mal, não bem. O problema é que a demissão aconteceu muito próxima da Copa do Mundo e em cima da Copa das Confederações. O novo técnico vai ser obrigado a pegar o mesmo elenco e dar prosseguimento. Não há mais tempo pra testes.

Nas eliminatórias da copa do mundo de 2002 foi ainda pior que agora. Demitiram dois técnicos e contrataram o Felipão em cima da hora que não sei como conseguiu montar uma equipe campeã. Fizeram tudo errado e deu certo. Os dirigentes aprenderam errado e agora contam com a mesma sorte de antes.

O problema é que está difícil de achar um técnico novo. Uma seleção se reúne poucas vezes por anos e joga sem muitos treinamentos. Os melhores técnicos brasileiros atuais são excelentes em clubes onde treinam diariamente aperfeiçoando o time. Não sei se eles dariam certo. Mas tirando este aspecto clubístico, pra mim deveriam dar uma chance ao Muricy Ramalho, o técnico mais vencedor dos últimos anos. Felipão e Luxemburgo já tiveram suas chances na seleção e não apresentam a mesma qualidade de antes. Tite e Abel seriam pra depois de 2014 com o início de um novo trabalho. Mas do jeito que o Marin é inconseqüente, deve tentar apostar no técnico da massa, que é o Tite, pra ficar de bem com a torcida, infelizmente. Espero que não, pois o timão está voando em campo e não podemos mexer no que está dando certo.

Um comentário:

  1. Juro que não entendi a demissão dele, mas sempre achei o Mano Menezes arrogante. De qualquer forma, vamos aguardar o próximo técnico.
    Big Beijos

    ResponderExcluir