sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Epitáfio

Cometas, fogo vindo do céu? Alguém?
Alguém já avistou alguma nave alienígena gigantesca se revelando por aí?

Se o mundo acabasse hoje de verdade mesmo não teríamos o que fazer ou onde se esconder. É como aquela frase que diz que toda a nossa vida passa à frente de nossos olhos e revivemos tudo o que passamos naqueles últimos minutos. Será que nossa vida valeu a pena? Será que eu vivi intensamente a dádiva que tive? Quase sempre nos arrependemos dos reveses e nos orgulhamos de outras coisas. A melhor letra de música no Titãs reflete este sentimento: Epitáfio. Segue a letra, com meus comentários.

Devia ter amado mais, ter chorado mais
(Viver intensamente as experiências da vida. Não nos conter como normalmente acontece. Eu acho que deveria ter tido mais experiências do que tive até hoje.)
Ter visto o sol nascer
(Isto não. Vejo o sol nascer todo dia e não é nada demais. Existem dias que o céu está muito bonito e registro em uma fotografia, mas não me faz falta).
Devia ter arriscado mais e até errado mais.
Ter feito o que eu queria fazer
(Se eu tivesse tentado mais, com certeza estaria em melhor situação do que estou hoje)
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
(Quando jovem achamos que sabemos de tudo. Somente com a experiência vemos que grandes problemas na verdade são mínimos ou nem problemas são).
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
(A pior coisa é trabalhar mais em algo que não tem futuro. Trabalhar dignifica a alma e faz o corpo e espírito crescerem. Mas se o trabalho é repetitivo e não acrescenta nada de conteúdo intelectual, ai sim é desperdício de tempo)
Ter visto o sol se pôr
(também vejo todo dia o sol se por e o transito crescer em São Paulo.)
Devia ter me importado menos com problemas pequenos
(Problemas pequenos não me afetam tanto. Depende muito do meu estado e espírito.) Ter morrido de amor
(Se entregar a alguém completamente sem medo e sem pudor)
Queria ter aceitado a vida como ela é
(Acho que a idéia e tentar fazer de nossas vidas o lugar ideal e não esperar que o lugar fique bom para ai sim viver).
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
(E assim caminhamos e vamos vivendo até onde Deus permitir, tentando ser o melhor possível)
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
(e curtido mais os prazeres da vida. Mas ai só sendo o Eike Batista né. Viver de ar só seres iluminados conseguem. Muito fácil falar).

Nos tivemos grandes experiências e vimos muitas coisas durante a vida. Na hora da morte, todos esses momentos vão se perder no tempo, como lágrimas na chuva.

Um comentário:

  1. Perfeito seu texto Ulisses. Essa música é uma grande reflexão para a vida.
    Big Beijos

    ResponderExcluir