quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Desafios da televisão brasileira

É sabido que a audiência da televisão á não é tão alta quanto era há anos atrás. A cada ano que passa tem menos gente assistindo tv aberta, de acordo com os números do ibope. Muitas coisas podem explicar isto como as alternativas que as pessoas tem como cinema, teatro, livros, bares pra ir, amigos pra visitar, ou seja, uma vida social e não ociosa.

Mas isto não pode ser totalmente verdade. Todas essas coisas já existiam antigamente e mesmo assim o povo assistia muito mais tv. Uma das primeiras coisas que roubaram os telespectadores foi o advento da televisão paga, por assinatura. Desde que entrou na década de 90 tem aumentado cada vez mais por gente em busca de uma programação melhor e com mais opções. Mas mesmo assim a TV aberta é muito mais utilizada.

Depois disto foi a invenção do DVD. Antes tínhamos as fitas de VHS que eram bem utilizadas por aluguel nas vídeos-locadora. Mas depois do DVD e suas baratíssimas cópias piratas já não existia mais motivo pra ir ao cinema ou esperar o filme passar na televisão. Bastava comprar do camelo os melhores lançamentos de filmes do final de semana.

Ai chegou o grande veículo de comunicação que impacta todos os outros meios, a internet. Já não precisamos esperar o nosso programa favorito passar na tv. Basta entrar em um fite de compartilhamento e baixar o programa. Depois disto dificilmente assistia os meus seriados favoritos pela televisão. Os seriados têm uma cronologia específica e os canais estão cagando pra isso. Nós telespectadores exigimos rigorosa atenção a este fato e que seja transmitido legendado e sem cortes do original. Muitos canais de TV a cabo têm dublado e cortado várias partes para sobrar mais tempo aos seus comerciais e horários na grade brasileira. É um desrespeito ao consumidor. Graças a Deus agora nós temos uma alternativa barata e viável, apesar de ser pirataria. Se as emissoras quiserem recuperar seu público perdido por causa deste motivo, vão ter que remar muito contra a corrente.

Mas a melhor coisa que já aconteceu pra nós telespectadores foi o Youtube. Praticamente toda a programação televisiva da TV brasileira e quiçá mundial está estocada lá. Então agora não precisamos ver no horário que passa. Basta entrarmos no site quando tivermos tempo disponível e assistir ao seu programa preferido. Eu mesmo costumo assistir CQC, Pânico, Jô Soares, Agora é Tarde, Provocações, Café Filosófico e outros programas somente pela internet quando eu estou afim. Então muita gente, inclusive eu, não está sendo contado na audiência desses programas apesar de assistirmos.

Acredito que o futuro da televisão será na transmissão de eventos ao vivo. O gravado a gente á tem na internet. Eu mesmo só faço questão de assistir televisão em eventos esportivos como futebol, vôlei e jogos olímpicos. Também gosto de mesas redondas e telejornais. Esses tipos de programa não têm como. As televisões ainda serão necessárias principalmente no meio jornalístico.

Um comentário:

  1. Concordo com vc. A grande sacada foi o youtube disponibilizar conteúdo gravado e hoje a internet vc encontra praticamente tudo. A qualidade da programação já não é a mesma. Até em tv paga existem muitas repetições que cansam o telespectador.
    Big Beijos

    ResponderExcluir