sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Filmes de terror explícito ou psicológico - 2

Eu adoro o gênero de terror nos filmes em que assisto. Sempre gostei, desde criança quando eu e meus amigos apostávamos se conseguiríamos assistir aos filmes de A hora do pesadelo e Sexta-feira 13. Hoje olho para estes anos com nostalgia e um pouco de inveja da inocência da época, pois hoje dificilmente consigo achar um filme que realmente me traga medo e injete tanta adrenalina no corpo como acontecia no passado.

O gênero de terror norte-americano está falido. Graças às dicas de sites especializados em filmes tenho garimpado algumas preciosidades do gênero feitas por outros países fora do eixo como o mercado japonês, o espanhol e o francês.

Mas devemos separar os diferentes subgêneros do horror. Existe aquele que dá medo, o que dá aflição e o que joga muita morte na sua cara. Vamos separar pela classificação oficial e pela minha classificação pessoal:

Filmes que dão medo não são necessariamente terror, sendo que muitos filmes bem feitos de suspense e ficção científica te dá aquele cagaço característico de um filme do estilo. São os filmes de terror psicológico. Geralmente são filmes em que você se sente na pele do personagem principal que está sendo perseguido por algum ser e nós nos sentimos observados a todo o momento. Uns exemplos deste estilo que vi recentemente são: “Os estranhos”, “O Habitante incerto” e “Os Olhos de Júlia”.

Já os filmes Splatter e gore são aqueles cheios de mortes e sangue espirrando na tela. São os que me dão mais aflição ao ver. Filmes norte-americanos, por causa da censura, evitam explorar muito as mortes mostrando apenas poucas cenas explícitas. Tenho visto coisas européias e japonesas realmente horríveis e ao mesmo tempo maravilhosas já que curto o estilo. Exemplos de filmes que vi recentemente são: “Mártires” e “Old Boy”.

Eu me entusiasmei em escrever este texto depois de assistir Mártires. Fiquei muito impressionado com a história e com as cenas, principalmente com a parte final do filme. Estou pensando até agora na maldade do roteirista. Vou ficar com esta imagem por muito tempo na mente e é um filme que não dá pra indicar pra qualquer um. Só indico pra aquela pessoa que falar pra mim que Jogos Mortais é tranqüilo e que quer mais emoção e mais violência. Mas fiquei com dificuldade de classificá-lo, pois não é um filme que mete muito medo. Ele claramente entra como um filme gore.

Filmes com lobisomens, vampiros, bruxas, fantasmas não me metem medo nenhum, com poucas exceções. Freddy Krueger e Jason me fazem rir atualmente.

3 comentários:

  1. Nem perco meu tempo vendo esses filmes.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem, sou fascinado por estes filmes, principalmente filmes trash. Old boy nao classificaria como gore, mas o filme é incrível, vou ver se assisto agora sua indicação “Mártires”. VLW

    ResponderExcluir
  3. Ok, to de volta, acabei de assistir!
    Bom...
    Que filmão! Pra quem gosta de filmes não convencionais é claro, esse filme surpreende principalmente pelo roteiro não linear, imprevisível, que te dirige como num labirinto de ideias e sensações. Não sede a nossas vontades, sempre nos contrariando com imagens incríveis e um final difícil de engolir. Os franceses me surpreendem!Vlw pela dica!

    ResponderExcluir