sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Filmes de terror psicológico e explícito

Quando vou explicar o gênero do terror para as pessoas que não tem o costume de assistir filmes assim eu mostro que têm dois tipos: o terror explícito e o psicológico. O explícito acho que está claro. São os que normalmente vemos classificados como isto, filmes com monstros, assassinos, demônios que matam a sangue frio com cenas de morte onde mostra tudo, sangue jorrando, faca entrando na pessoa, membro decepado e tudo o que há de horror.

Mas também tem o terror psicológico que é ótimo. Não precisa aparecer uma cena de morte na tela para fazer você ficar com medo. Basta passar uma sensação de pavor em relação à situação que a cena apresenta para você se cagar de medo. Muitos filmes com terror psicológico não são necessariamente do gênero terror, alguns são apenas thrillers ou suspenses.

Pena que o filme de terror explícito caiu numa vala onde as pessoas consideradas “normais” acham que são filmes descartáveis e que não prestam. E quem gosta são tachados de idiotas. Muita coisa ruim foi feita, realmente, mas tem muito filme bom, com roteiros fantásticos que merecem serem vistos apesar das cenas de mortes. Algumas pessoas não gostam e não conseguem ver filmes tão explícitos assim e é uma pena, só lamento de não poderem ver filmes com histórias fantásticas. Um exemplo de um bom filme deste tipo é O Albergue. Uma história muito boa que mostra uma faceta do ser humano de gostar de violência e mesmo assim ser um membro da sociedade. Ao mesmo tempo em que apresenta uma história intrigante, tem cenas onde nos dá agonia de assistir, até temos vontade de virar a cara para não ver o que está acontecendo.

Já os filmes com terror psicológico as pessoas respeitam mais. Se alguém quer dizer que gosta de terror e citar um deste tipo, os normais não vão te achar um freak, vão te respeitar. O psicológico é mais intelectual, mexe com os medos que todas as pessoas têm como o escuro, não saber quem está te atacando, espíritos, o desconhecido. As histórias geralmente começam tranqüilas como um filme normal, começam a acontecer coisas estranhas e o medo vai aumentando e levando o expectador junto. Quando chega a 70% ou 80% do filme, a pessoa já está subindo pelas paredes, suando frio de tensão, loucas em saber como sair daquela situação, isto sem ter nenhuma cena de morte explícita na tela. Um exemplo deste tipo é O Bebê de Rosemary. Conta a história da um casal onde uma mulher tem um sonho terrível de ter sido estuprada pelo diabo em pessoa. Quando acorda, o marido diz que deve ter sido um sonho. Mas as coisas começam a ficar louca quando ela fica grávida e as pessoas ao seu redor, inclusive seu marido, tem comportamentos estranhos. Aliás, vários filmes do Roman Polanski são este tipo.

E finalmente existem os filmes que misturam ambos os estilos. Têm tanto uma história com um terror psicológico quanto cenas de violência explícita na tela. São os meus preferidos, disparado. Um exemplo é Old Boy. Um filme coreano da mais alta qualidade, que faz parte da trilogia da vingança. Nele tem uma puta história onde um cara é seqüestrado, preso em um quarto sem janelas e mantido refém por 15 anos. Quando é libertado, ele quer achar o responsável por esta violência e perguntar o porquê. Mas além de outra história paralela que vai explicar o motivo do seqüestro que é bem interessante, as cenas são recheadas de masoquismo, com bastante sangue na tela. Eu fico realmente triste das pessoas não conhecerem este maravilhoso filme. E muitas nem vão querer assisti-lo. Uma pena.

2 comentários:

  1. Não é minha praia esse tipo de filme.
    Bom fds!
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro terror psicológico. O iluminado por exemplo não é para todo mundo meu rsrs

    ResponderExcluir