domingo, 13 de janeiro de 2013

Voto indireto

Hoje acordo com essa notícia pra lá de absurda: Leandro do KLB vira deputado estadual. Cada vez mais a política vira um antro de populares sem estudo que só ganham voto por serem famosos, sem qualificação nenhuma para administrar uma cidade. Eles só concorrem para ganhar o polpudo salário público.

Eu nem conhecia este cidadão. Nas últimas eleições eu via a bizarra propaganda política do Kiko do KLB, seu irmão, e dava risada das tentativas dele ingressar na carreira política. Achava que nunca iriam elegê-lo. Mas os mecanismos brasileiros de eleição são muito ridículos e mal feitos que permitem a eleição de gente que não queremos.

Na verdade ele não recebeu nossos votos para assumir o cargo. Quem foi eleito foi o Ary Fossen, do PSDB. Não sei quem é este cidadão nem se ele seria melhor ou pior, mas o fato é que era ele quem tinha recebido a quantidade suficiente de votos para ser eleito e nada mais justo que assuma sua posição. O fato é que ele morreu. De acordo com as regras, o suplente assume. Mas os três suplentes seguintes assumiram o cargo de prefeitos em suas respectivas cidades. Então o Leandro do KLB é o quarto suplente da lista e está sendo empossado sem ter recebido voto direto.

Em minha opinião um político não deveria assumir um cargo político a menos que tenha recebido voto direto na sua pessoa. Deveriam excluir o cargo de suplente. Caso o titular não possa assumir o cargo, que seja chamado o próximo da lista mais bem votado pela população, mesmo que seja de outro partido.

A mesma coisa seria o cargo de vices. Se um prefeito, governador, presidente deixe o mandato por qualquer motivo que for, deveriam convocar novas eleições. O vice só ocuparia o cargo até que fossem contados todos os votos e eleito outro cara. O que vemos é que prefeitos largam o cargo pra concorrer a governador e governadores largam o cargo para concorrerem à presidente e temos que aturar os vices, pessoas que não conhecíamos e que não receberam nossos votos diretamente.

Outro caso em que políticos assumem cargos sem ter recebido votos diretamente é a questão de proporcionalidade de partidos na câmara. Quando Enéias, Tiririca ou Maluf recebem milhões de votos, ele divide com outros colegas de partido. Então vemos a bizarra situação de deputados eleitos que tiveram apenas 14 votos do povo, mas que foram ajudados por outro colega de partido. Quando um eleitor vota em Tiririca, está fazendo um grande mal para o país. Não só pelo coitado do Tiririca que está sendo eleito, mas também porque está elegendo mais uma meia dúzia de João ninguém que podem ser corruptos.

Enfim, estou revoltado.

Um comentário:

  1. Achei uma palhaçada o Leandro assumir só pq era suplente e quem tinha o cargo foi eleito. Mostrou na tv até ele assumindo o cargo, ainda bem q ele não cantou.
    Big Beijos

    ResponderExcluir