quarta-feira, 29 de maio de 2013

O Mato da calçada

Situação surreal aconteceu hoje de manhã. Estava eu caminhando numa rua calma e residencial próxima de casa, rua de pouco movimento que fica ao lado de uma grande avenida movimentada, mas que não serve de ligação para os carros. Na curva desta rua tem um muro que dá acesso a um terreno baldio de propriedade da prefeitura. A calçada esta um pouco deteriorada e não dá pra caminhar por ela, sendo necessário irmos pela sarjeta ou pela rua mesmo para passar por aquele local. E existem grama e mato crescendo no chão e pelo muro, fazendo sua travessia ser ainda mais incomoda. Não tem tido cuidados da prefeitura há algum tempo, mas este local não é muito grande, deve ter uns 10 ou 15 metros de calçada em má situação. O resto está bom.

De repente um carro passou por mim e parou em seguida a alguns metros em frente a esta calçada com mato. O motorista desceu do carro calmamente tirou um saquinho plástico do bolso, se abaixou e começou a arrancar o mato do chão e colocá-lo dentro do saquinho. Fiquei curioso com a situação e me perguntando por que ele estava fazendo aquilo. Não fiquei para ver o que ele ia fazer com aquilo, mas fiquei imaginando na minha cabeça.

Não era maconha nem nada que pudesse fumar. Ele não ia fazer chá de grama, a não ser que fosse um hippie naturalista que vê um contato com a natureza em qualquer coisa. Não era nenhum tipo de erva especial, apenas mato, erva daninha.

Então pensei que talvez o cara estivesse pensando em cuidar daquele local, limpar o lugar, um pensamento altruísta e cidadão, cuidar de um bem público onde ele vive para o bem de si e de outros sem ganhar nada por isto. Seria uma ação nobre, mas discordo, não pode ter sido isto. Ele não iria resolver o problema apenas com um saquinho de supermercado e arrancando com a mão. Se ele quisesse fazer algum efeito, que trouxesse ferramentas para isto como uma enxada ou uma tesoura de jardim, um saco de lixo grande talvez.

Fora que ele não era morador da rua, pois veio de carro. Se ele resolveu cuidar daquele lugar, era um cara de fora que talvez passou ali e se indignou co a situação do muro. Se ele vem e longo, de carro, poderia muito bem trazer ferramentas, mas não. Outra que já era um horário avançado, durante a semana, então o cara não trabalhava das 8h às 17h, não deveria ter um emprego fixo. Resolveu arrancar mato do chão pra fazer o que? Mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário