sexta-feira, 10 de maio de 2013

O que Prometheus deveria ter sido

Prometheus, último filme de Ridley Scott, tinha a pretensão de ser um prequel de Alien o oitavo passageiro, ou seja, tinha a pretensão de mostrar os acontecimentos que aconteceram antes do primeiro filme. Alguns dizem que este pensamento está errado sendo que a nave Prometheus pousou em uma lua diferente do mostrada da Nostromo no Alien e que este novo filme se passaria no mesmo universo sem ter uma relação direta com a série original. Seria mais um universo expandido ao invés do prequel. Se partir deste pressuposto, muita coisa dita não bate com o original e erraram a mão mesmo assim.

Vamos relembrar. O que acontece no início de Alien? A nave cargueira Nostromo está fazendo uma viagem de volta trazendo minérios de um planeta distante e recebe uma mensagem de socorro ou de aviso. De acordo com o contrato dos mineradores, se eles receberem tal mensagem é obrigado a investigar, do contrário não receberão o salário. Eles descem na lua do chamado e encontram uma nave em forma de ferradura, entram e encontram o corpo de um alienígena gigante sentado numa cadeira de comando bem sinistra com o abdômen destruído, como se tivesse sido explodido de dentro pra fora. Descendo mais a fundo da nave, encontram os ovos daquele animal que pula e se agarra ao rosto do astronauta. Eles voltam à nave trazendo o bicho colado na cara dele e que dará início a gestação e o nascimento da criatura Alien.

Em Prometheus eles supõem que todo este encontro foi provocado e planejado pela companhia Weiland, que sabia de tudo, para que um dos funcionários fosse contaminado e eles trouxessem um alienígena vivo para a Terra. Detestei a nova idéia.

O que minha mente imaginava e o que o monstro da expectativa me fez esperar de Prometheus? Pra mim o encontro da Nostromo com a nave alienígena foi por acaso mesmo de acordo com a primeira versão. Quem tinha sido programado pra garantir a volta do alienígena foi o andróide que estava na nave. Ele sim tinha a programação de trazê-lo a qualquer custo. Mas pra mim eles não sabiam que existia tal bicho.

Outra idéia era sobre a nave encontrada. O que eu imaginava? Pra mim os aliens tinham um planeta natal em algum ponto da galáxia e que estavam em uma nave de exploração pelo espaço até que deu um problema e caíram por acaso neste planeta. Em seguida uma segunda espécie alienígena, aquele gigante que a equipe da Nostromo achou morto, encontrou a nave dos aliens e toda aquela rotina de procriação começou, com o gigante sendo contaminado pelos ovos do alien. Os gigantes teriam duas origens possíveis: ou eles eram habitantes deste planeta que teve o azar de ter uma visita desta nave infestada de aliens ou eles também seriam exploradores do espaço que tiveram o mesmo fim que os humanos da Nostromo. Sempre gostei da segunda alternativa. Ou seja, todo este imbróglio teria sido causado por uma nave expedicionária dos aliens, não era nem o planeta natal deles.

O que deveriam mostrar? A queda desta aeronave, mostrar como os alguns aliens sobreviveram e como teria sido o encontro desta raça de gigantes explorando os restos da nave que sofreu o acidente e encontrando ovos de procriação alienígena. Pra mim esta versão não teria humanos, claro, pois na minha versão os humanos só encontraram os aliens no primeiro filme. Mas na versão de Prometheus eles já tinham encontrado-os bem antes e este segundo encontro foi e sacanagem para com os mineiros. Na minha versão o universo seria bem maior. Além deste prequel, poderiam fazer um prequel do prequel mostrando mais sobre o planeta dos Aliens original. Como poderiam ter feito um puta filme ao invés deste ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário