quarta-feira, 5 de junho de 2013

Repetição

Episódio brilhante do Café Brasil, sobre repetição. A maioria das pessoas pensa que suas opiniões são genuínas, mas geralmente são observadas de outros, copiadas e repetidas. Somos o eco dos formadores de opinião, a opinião inovadora é raro.

Como funciona o processo de repetição. Primeiro a pessoa observa o outro fazendo algo. Depois ela filtra em sua mente o que acha que é uma coisa legal e o que não é. Aquilo que acha maneira, ela vai repetir na frente de alguém em que tenha confiança e respeito. Se essa outra pessoa gostar, ela automaticamente vai adotar aquela nova coisa como sua opinião pessoal.

De quem as pessoas copiam? - De pessoas iguais a você. Uma piriguete copia de outra piriguete. - De quem tem status. A molecada que copia o cabelo ridículo do Neymar e do Justin Bieber. - De um modelo. Se o modelo faz algo e se ferra, não vou fazer igual.

Tem três tipos de repetição: - O Louco – aquele que faz as coisas mais malucas e mostra para os outros copiarem. - O sonâmbulo – Que pega aquela coisa que o louco inventou, copia, faz igual e mostra para outra pessoa, que também vai copiar e repassar. O efeito manada. - O tolo – que não liga para o que o louco faz.

É nessas horas que a gente fica com vontade de ser um pouco doidão e ter opiniões próprias, não ligar para o que os outros dizem e ser o diferencial no mundo. Mas também ser louco não é muito fácil, pois existem dois tipos de loucos: aqueles que têm seguidores e os abandonados. Ou você será um líder, com carisma e definindo tendências, ou ignorado e ridicularizado pelos considerados normais.

Ter uma posição de destaque é bom, mas não se pode condenar a repetição. Ela é responsável pela rápida alfabetização e ensino das escolas do mundo inteiro. Se pegar uma matéria e ficar martelando o mesmo conteúdo, você eventualmente vai aprender. É útil para a sociedade como um todo. O que alguns criticam é quando o ensino fique só nisto e não progrida para um estágio onde se formem livres pensadores. Mas em si a repetição é benéfica e necessária para o crescimento do ser humano. O problema são quando as pessoas copiam de modelos prejudiciais como alguns pastores de igreja, políticos de um modo geral e artistas que ditam como você deve se comportar.

No momento que um louco mostra uma coisa absurda na tela da televisão e você vê e interpreta como fora do seu entendimento como ser pensante, não repita e nem repasse aos outros, mesmo que todo mundo esteja fazendo aquilo. Não seja um seguidor cego repetindo qualquer idiotice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário