sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Perseguição ao mago

Muita gente critica o Paulo Coelho dizendo que sua literatura é fraca, pobre e feita pra vender. Pra mim é opinião de quem se acha o super intelectual metido a besta ou que se acha pertencente a uma falsa elite. Tudo o que é popular cai no mesmo lugar, a crítica de que é pop sem conteúdo. Juntam-se a isto a apenas livros, mas músicas, filmes e qualquer outra forma de comunicação.

Vamos por partes. Os livros dele são sim mais fáceis, fato, o que não quer dizer que sejam menores. São escritos não numa linguagem muito difícil, fazendo com que boa parte dos leitores goste de lê-lo. Existem livros muito bons no mercado que são de difícil compreensão e acabam se tornando chatos. Não precisa ser baba, mas também não precisa ser uma tese de mestrado pra dizer que o livro é bom.

Uma constante em suas obras é ele dizer que mexe com magia e até na vida real se auto-intitular mago. Mago do que se ele não faz nada paranormal, certo? Errado. Ao ler seus livros vi que ele tem uma visão mais espiritual da vida como um todo, tudo o que faz ele dá certo valor místico como se o destino estivesse traçado, como se todas as suas ações fossem parte de sua jornada pessoal. Tem uma famosa frase que vinculam a ele: ”o universo conspirará para que você atinja seus objetivos”. Não acho que seja uma forma idiota de ver as coisas. Se uma pessoa quer alcançar algo, deve trabalhar para isto, ser otimista e ter perseverança. As coisas acabam dando certo se juntar todos esses fatores. Uns chamam de sorte, outros dizem que foi Deus que quis.

Aliás quem diz que Deus faz certo por linhas tortas e que uma folha não cai da árvore sem a permissão de Deus não pode criticar o Paulo Coelho por ser esotérico. São formas diferentes de ver o mundo, independente se você acredita nele ou não. Ai a gente já entra na questão religiosa da coisa. A crença pessoal não pode interferir na avaliação da leitura de uma obra, em minha opinião. Eu acredito no que acredito. Gosto de conhecer novas formas de pensar e posso ou não mudar a minha crença, mas não é por isso que estou lendo. Faz bem ler opiniões diferentes da nossa. Cabe a nós interpretar e decidir se aquela informação é válida ou não.

Não que ele não tenha escrito coisas boas. Os livros As Valkírias e Na Margem do Rio Piedra eu sentei e chorei são terríveis, péssimos mesmo. Não aconselho. Já outros são bons e acho que existe muito preconceito só porque ele faz sucesso no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário