sábado, 19 de outubro de 2013

Alternativo contra pop

Fui numa noite de bandas alternativas semana passada, que tocou estilos diferentes como rock, ska e punk. Uma das bandas era muito boa e achei parecida com o Raimundos mais underground. Já a segunda banda era uma tentativa de ser mais comercial unindo outros instrumentos de sopro no rock e lembrou uma fase mais chata do Skank. Não podemos deixar de pensar que os músicos também querem ganhar dinheiro fazendo música própria sem covers.

Deve ser uma coisa muito difícil de fazer, tocar músicas próprias, desconhecidas, para uma plateia impaciente e ávida por sucessos. Mesmo que a música seja boa, normalmente a população comum não gosta muito de ouvir música que não conhece, muito menos vindo de um artista que ela nunca viu. Só quem é ávido por descobrir novos sons sendo feitos no momento ou daquele que simplesmente gosta de uma boa música independente de onde venha devem gostar. Confesso que eu não pago ingresso pra ver uma banda desconhecida assim do nada. Pra ar meu dinheiro, eu tenho que estar muito afim dever aquele show e não é o caso. Preciso conhecer a banda de antemão e saber se realmente quero vê-los ao vivo. Eu disponibilizarei tempo e dinheiro numa coisa que nunca vi, então preciso me preparar antes. É uma dica minha para as bandas iniciantes: Espalhem sua música pela internet. MP3 de graça e vídeos no youtube. Quando mais conhecida uma banda se torna, mais interesse proporcionará e ai sim pode gerar nas pessoas interesse em acompanhá-los. Venda de cd é passado. Esqueça ganhar dinheiro com venda da sua música, pelo menos no princípio. Concentre-se em fazer shows.

Eu estava curtindo a banda quando o baixista, entre uma música e outra, solta a seguinte frase: “Obrigado a todos pela presença. É muito bom ver gente que apoia as bandas iniciantes e não fica na modinha do show do Black Sabbath”. Senti-me um pouco atingido nesta hora por ter ido ao show citado, mas nem um pouco culpado já que estava ali também assistindo o show deles. É como aquela frase “uma coisa é uma coisa e a outra coisa é a outra coisa”. São dois shows de rock sim, mas com graus de importância diferentes. Até entendo a frustração deles de ver um show mais famoso tomar lugar e atrair mais público de o deles, mas não dá pra culpar o rico, o mais famoso pelos seus próprios problemas. Fazendo uma analogia, é a mesma coisa do pobre culpar e desprezar o rico por ser rico. Caráter não é medido por classe social. E som bom não é sinônimo de popularidade e de quantidade de ingressos vendidos. Luan Santana lota show todo dia e é uma bosta, em minha opinião, claro.

Sei que existe muito moleque que foi ao show do Sabbath porque é moda, porque curte metal e disseram que uma banda gringa tava vindo pro Brasil e pagou o ingresso com carteirinha de estudante e foi bater cabeça lá na pista. Eu fui porque eles são os pais do meu estilo preferido de música, os criadores. E provavelmente é a última vez que vejo ao vivo já que os integrantes devem ter quase setenta anos. Era uma oportunidade única para acompanhá-los ao vivo e era uma situação totalmente diferente esta banda iniciante que faria um show de graça para promover suas composições pessoais.

Claro que não tinha nem 0,1% das pessoas que foram ver o show mainstream ali. Devia ter, no máximo, umas 50 pessoas acompanhando o som deles. Não é apenas culpa da banda. O evento é muito mal divulgado e eu que costumo procurar coisas boas pra ir só descobri que aconteceria o evento uns dois dias de antecedência. O Black Sabbath eu se que vai acontecer o show desde o início do ano. Outra dica para iniciantes: faça um site com informações da banda, histórico, arquivos de música, vídeos, e principalmente agenda de shows. Coloque o máximo de detalhes. Eu procurei saber um pouco sobre a banda e não achava nada na rede. Assim não dá pra culpar o público de não ter prestigiado este momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário