quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Memória dos sentidos

Quando estamos fazendo uma dieta, temos que deixar de comer certos alimentos que são deliciosos e prejudiciais a saúde e ao corpo. Mas constantemente somos tentados a deixar para trás nossa intenção de emagrecer e partir pra cima do desejo e da tentação do proibido. O doce, a massa, o pão, são como satanás que tentam Jesus durante 40 dias no deserto. Precisamos de uma iluminação divina para recusar todas essas ofertas maravilhosas que são empurradas em nossas vistas.

Se fosse somente a visão que nos tentaria, dava pra dar um jeito fácil. Mas outros sentidos são igualmente ou mais torturantes. Quem nunca passou perto de um lugar onde estavam fritando bacon e não deu água na boca. E cheiro de pizza, massa com queijo e carne. Meu Deus, está me dando até fome agora enquanto escrevo.

Mas o que motivou este texto foi ainda além de tudo isto. Para um dependente gorduroso, um viciado em comida que não presta, qualquer coisa que o lembre que existe uma vida melhor e que ela está num rodízio de comida faz com que imediatamente fantasiamos desfrutando de todas aquelas coisa que tanto apreciamos.

Para se resistir a uma tentação, é preciso que não nos lembremos que aquilo existe. Enquanto não temos contato, até dá pra aguentar. É por isso que dependentes químicos e viciados em drogas precisam ser internados em instituições onde ele é isolado de qualquer tentação daquilo que mais gosta. Para os gordos esta instituição se chama SPA. O primeiro momento é o mais forte, onde tem a quebra do consumo das drogas/comida gordurosa. Depois vem uns dias de adaptação do corpo a esta nova realidade. E depois nós nos acostumamos a esta nova vida e achamos que existe uma luz no fim do túnel. Mas ao voltar à sociedade, seremos novamente bombardeados com estas tentações e é preciso cuidado extra para não voltarmos à velha forma.

Quem não tem dinheiro como eu, temos que nos recorrer a um esforço ainda maior, já que não temos o isolamento necessário para que haja uma barreira brusca ao contato com as porcarias. Uma simples palavra proferida ao vento já me faz ter alucinações acordado. Quando alguém me oferece um bombom, imediatamente meu cérebro imagina o bombom na minha frente e me trás a memória de quando eu comi um no passado, traz todas as sensações de degustação deste momento. Parece que estou comendo o bombom naquele segundo. Quando a memória se vai, o desejo aumenta e queremos repetir aquela sensação imediatamente. É ai que a força de vontade tem que ser mais forte ainda.

A melhor forma é fechar os olhos, tapar os ouvidos e evitar ir a lugares onde sua força de vontade será realmente testada. Passar ao lado do Mcdonalds com fome é tentar o suicídio. Praças de alimentação em shoppings são traiçoeiras. A melhor forma é não ficar muito tempo com fome e sempre carregar um lanche com você. Na hora que você achar que vai ceder, recorra a este lanche como se fosse uma bóia salva vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário