sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Como lidar e conviver com a Pirataria

O mundo digital veio pra ficar e as pessoas têm que se adaptar a uma nova situação e não ficar esperneando e chorando o leite derramado. É claro que é uma bosta para o produtor que cria algo a ser vendido e o consumidor consegue adquirir grátis ou por R$5,00 no camelô. Reconheço que é injusto, mas há formas de se adaptar.

Um dos primeiros a sofrerem com a pirataria foi o mercado fonográfico. O advento do CD e a facilidade com que uma cópia podia ser feita era gigantesca. O caso piorou de vez com a criação do formato tão popular do MP3 e dos programas de troca de arquivos pela internet. Ai virou uma zona total, um mercado impossível de se conter já que é aberto. Hoje o cantor ganha mais dinheiro com seus shows. É uma coisa que não dá pra se copiar e todo fã vai querer pagar a entrada para vê-lo ao vivo. É uma adaptação do artista a um mundo sem propriedade.

Logo depois os DVDs piratas também invadiram o mercado cinematográfico causando vários prejuízos para os cinemas. Mas ai o mercado desenvolveu os filmes em 3D, fazendo com que as pessoas queiram ver os filmes no cinema. Não resolveu 100%, mas melhorou bastante. Fora que o cinema é um programa social ao qual as pessoas vão pra passear, então nunca vai acabar só por causa do DVD.

Já o livro eu acho que corre sério risco. Podemos baixar milhares de livros digitais e lê-los via e-book, computador e celular. Por que eu compraria um livro de papel. Os mais nostálgicos gostam de senti-lo nas mãos, de cheirá-lo, etc. Tudo bem, mas pense bem. Normalmente uma pessoa só Le um livro uma vez na vida. Raros são os livros que resolvemos reler, somente aqueles muito especiais e que merecem ser comprados. Mas a maioria é de leitura simples e rápida. Depois de serem lidos, serão grandes tralhas para estantes. Ocupará espaço, acumulará pó e atrapalhará sempre.

Vejo pela minha coleção de Game of Thrones. São livros gigantes que ocupam toda uma prateleira em casa, trambolhos que quero me desfazer. Foram difíceis de serem lidos por causa do tamanho, já que leio no trem indo para o trabalho. Quase tive uma L.E.R. no pulso de ficar segurando o tijolo por muitas horas seguidas. Um livro é algo difícil de ser produzido pelo autor. Requer pesquisa e muito tempo de dedicação intelectual. Ao ser copiado de graça por meio digital, deve ser um balde d’água em qualquer pretensão em se tornar um escritor. Espero sinceramente que não prejudique o mundo literário, senão nossa educação no futuro estará em sérios problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário