quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Estratégia de emagrecimento: Comida de festa

Uma estratégia que se pode usar é a idéia de diferenciar “comida de festa” e “comida de dia normal”. Festas desde tempos bíblicos e antepassados mais antigos até hoje são eventos que tem bastante comida, bebida e música. Uma reunião que não tenha pelo menos estes três ingredientes não pode ser chamada de festa. As festas foram criadas para celebrar algum evento específico como nascimento e aniversário, uma grande vitória seja na guerra quanto no esporte, casamento, etc. São coisas muito esporádicas e que não acontecem todos os dias.

Antigamente sempre houve escassez de comida. Quantas vezes ouvimos histórias de nossos pais dizendo que na época deles a vida era mais difícil, que fizeram grandes sacrifícios para progredir, que juntavam o pouco dinheiro pra comprar algo que realmente precisavam. Meu irmão dizia que o menino rico do colégio dele sempre levava pão com mortadela pro recreio e ele tinha que se contentar com o pão com manteiga. Ele dizia que ficava sonhando com o lanche alheio. Quando existia uma festa de aniversário, a melhor coisa era que iria ter refrigerantes e lanches de pão com patê de atum. Coxinha, quibes e, claro, o bolo. Pelo menos nas festas que eu ia quando criança eram todas assim. Presente então só tinha no meu aniversário e no natal. Apesar de tudo, éramos felizes.

Não sei em que época mudou, mas hoje em dia a vida apesar de dura é sem dúvida mais fácil que antigamente. Hoje qualquer cidadão, do mais pobre ao mais rico, toma refrigerante todos os dias, come sobremesa depois do almoço, abre um pacote de bolacha no meio da tarde e mata uma caixa de biz à noite. Todos os restaurantes self-service que eu frequento quando saio para o horário de almoço durante a semana têm coxinha, pastel e churrasco feito na hora. O monte de caixa de doces do lado da caixa registradora e um freezer com sorvete é lei.

Meu ponto é que antes o que comíamos de vez em quando hoje se tornou o dia a dia da população. Hoje todo dia é festa. Somos como aqueles meninos mimados de antigamente que tínhamos tudo o que queríamos sem fiscalização dos pais. Imagina aquele menino rico que tinha o pai dono de uma casa de doces e que podia pegar quantos chocolates quisesse. É o que somos hoje em dia. A coca-cola em garrafa pet de 2,5litros está 5 reais. Na minha época uma garrafinha de 600ml era um absurdo de caro. Um pacote de bolacha deve sair por menos de 1 real.

Temos que por na cabeça que festa é festa e dia normal é dia normal. De segunda a sexta, come-se apenas aquela comida básica, sem agrotóxicos. Sem fritura, sem gordura, sem doces, sem refrigerante. No final de semana podem-se abrir umas exceções e comer algumas porcarias. Ou seja, é como se você tivesse 2 festas por semana, o que já é muita coisa. Com cinco dias normais e duas festas você é quase um boêmio! O que os gordinhos de plantão têm que por na cabeça é que emagrecer sem mudar seu estilo de vida é impossível. Uma vida de festas todos os dias não tem como permanecer magro, a não ser que a genética te ajude. Mas se você for como eu, que se ingerir doce engorda, esta é a solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário