sábado, 2 de novembro de 2013

Finados

Dia de finados, muita gente usa para ir ao cemitério. Prestar as honras aos falecidos e entes queridos e por causa disto causa excesso de visitantes e aumenta-se o preço das flores em lojas próximas, fora que neste dia sempre chove. É uma data inútil. Quem quer ir ao cemitério rezar e relembrar seus entes queridos pode ir em qualquer dia do ano independente do feriado, pode encontrar tudo vazio, tranqüilo e com preços melhores. Mas não, espera o feriado. É a mesma coisa que dar presente nas datas oficiais. Quem gosta de uma pessoa, dá presente em qualquer dia, pode ser uma terça-feira dia 5 de qualquer mês. A surpresa ainda é a melhor forma encantar uma pessoa. Um presente fora de época com certeza será inesperado.

Finados pra ser mais educado, mas na verdade ele é o dia dos mortos. Os países da América Central e o México que fazem desta data um grande evento, eles sim estão certos. O dia de los muertos é uma mistura de halloween com carnaval onde milhares de pessoas saem fantasiadas de caveiras pra curtir uma festa popular nas ruas, muito mais divertido e respeitoso com os mortos. Você acha que aquele que se foi gostaria de te ver chorando ou rindo? Claro que eles queriam a nossa felicidade.

Tudo bem que existem aqueles momentos em que lembramos de pessoas queridas e a saudade bate e aperta o coração, choramos mesmo e sofremos a falta que eles fazem. Mas é um momento particular e que cada um deve fazer o que bem entender. Mas na minha opinião pode escolher qualquer um dos 365 dias do ano, menos este. Vão matar um feriado a toa, onde poderiam estar viajando, visitando amigos e parentes e celebrando a vida do jeito que quiser e não a morte.

Aos poucos estamos melhorando o jeito de encarar o dia, apesar de estarmos importando um festejo estrangeiro como o zumbi walk. Eu adoro a ideia dos zumbis em filmes e livros de terror e um apocalipse zumbi está presente no imaginário de todo nerd e cinéfilo pipocão. O pessoal faz igual aos mexicanos, se fantasiam de mortos-vivos e saindo às ruas como se estivesse sido contaminado pelo vírus zumbi. É aquela cena padrão desses filmes, com aquela massa de zumbis correndo atrás da população não contaminada. É um filme a céu aberto.

Outra coisa que eu aprendi é que finados está ligado a outros dois dias, formando uma trinca inseparável para aprender como surgiu a data comemorativa. Dia 31 de outubro é conhecido no Brasil como o dia das bruxas, ou Halloween no exterior. Hallow – eve, seria véspera do dia sagrado. Segundo a cultura celta, no dia um de novembro os mortos voltam ao mundo dos vivos, então para não sermos levados com eles temos que preparar doces na véspera, no dia 31, para entregar aos mortos no dia 1/11. Por isso que tem aquela brincadeira nos Estados Unidos das pessoas se fantasiarem de mortos e ir à casa dos outros pedindo doces. Já o dia primeiro de novembro, quando os mortos voltam, foi adaptado pela igreja católica como o dia de todos os santos. Já que vocês estão celebrando este feriado pagão, que adotem um nome mais católico, devem ter pensado. E finalmente no dia dois de novembro os mortos voltam ao seu lugar de direito, o além, ai sim rezamos para que descansem em paz. E o dia dos mortos para a cultura celta também representa o fim do ano e o começo do inverno no hemisfério norte. É como se os mortos aparecessem no ultimo dia do ano e votassem a repousar no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário