sábado, 9 de novembro de 2013

O homem sábio molda a si mesmo. Os tolos só vivem para morrer.

Estou lendo a sequência do fantástico livro Duna, os Messias de Duna. Segunda parte de seis livros de Frank Herbert. Ele é recheado de frases que podemos extrair conteúdo positivo. Uma delas é esta acima. "O homem sábio molda a si mesmo. Os tolos só vivem para morrer."

Uma pessoa cria seu próprio futuro, ele tem as rédeas de sua vida e trabalha em prol dos seus objetivos. Um tolo vive como aquela música do Zeca Pagodinho “deixa a vida me levar...” Eles vivem e esperam sentados as coisas caírem dos céus. É aquele tipo de gente que critica os ricos e os que progrediram com o suor de seu trabalho, são amargurados pelo sucesso alheio. A grama do vizinho é sempre mais verde. Nunca estamos satisfeitos com nossas vidas e pomos a culta no sistema, nos políticos, na vida, em Deus, na mulher, nas pessoas que atrapalham sua vida, na saúde e seja qual for o motivo. Nunca é culpa delas mesmas. A culpa é sempre do outro.

Se realmente queremos algo, devemos lutar por isto e não deixar o pessimismo nos derrotar. Ser perseverante e saber que vamos tropeçar muito na vida antes de alcançar nossos objetivos. E quando alcançarmos, não ficaremos satisfeitos com aquele estágio e criaremos novas metas mais altas ainda. Um sábio nunca está feliz onde se encontra.

Uma pessoa que espera que as coisas aconteçam, morrerá sem nunca ter alcançado o que queria. Eles parecem estar apenas esperando que a morte chegue logo pra descansarem eternamente. Não sabe que a morte é apenas uma passagem para outra vida onde terá novos objetivos e novos desafios. Não adianta postergar sua felicidade. A hora de conquistas é agora. Faça a sua própria trilha e caminhe decidido, sem ficar pensando o que aconteceria se fosse por outro lado. O pior que pode acontecer numa encruzilhada é ficar indeciso e não escolher nenhum caminho. Tome sua decisão e vá em frente sem ficar olhando pra trás. A vida é cheia de escolhas e sempre que pegamos uma opção, jogamos outra fora. Nunca teremos tudo ao mesmo tempo. Não chore pela oportunidade perdida e sim pela que você agarrou.

Viva para cometer erros aprendendo com eles e se tornando uma pessoa mais resistente. Não deixe que os outros digam o que você deve fazer. Você é o dono de sua vida. Decida-se por si próprio, mesmo que erre. Mas a decisão foi sua. Deus deu esta dádiva a todos os seres vivos, o livre arbítrio. Use-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário