segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Kobo

Comprei recentemente o Kobo, leitor digital utilizado pela Livraria Cultura e gostaria de dar meu depoimento em relação ao aparelho para aqueles que ainda não utilizam esta tecnologia. Não posso dar minha opinião sobre o Kindle, seu concorrente, pois nunca ousei. Mas, aparentemente, são similares.

Livro digital é o que há. Fiquei extremamente satisfeito com minha compra e me arrependo de não ter tomado a iniciativa de comprá-lo mais cedo. Li vários livros em papel gigantes como Guerra dos Tronos e Dança da Morte que eram muito difíceis de serem lidos pelo tamanho do material. Em um leitor digital isto tudo é irrelevante. Podemos carregar muitos livros de tamanhos imensos sem problemas.

O Kobo tem 3 modelos. O Mini, o Glo e o Touch. De cara descartei o mini, pois como tenho um samsung S3, a tela é praticamente do mesmo tamanho. Já a diferença dos outros dois é que o Glo tem uma luz interna e o Touch não. Fiquei muito em dúvida de qual dos dois comprar e resolvi levar o Glo mesmo. Foi a melhor decisão que já tomei. Quem lê na rua vai perceber que em muitos momentos não temos luz o suficiente para ler alguns livros, mesmo durante o dia dependendo do lugar em que estamos.

Pontos positivos:
- É leve, é touch, cabe bastante livros, tem luz interna para momentos escuros, bateria que dura semanas dependendo da utilização.
- Podemos incluir diversos dicionários. Se estivermos lendo um livro e não conhecermos determinada palavra, basta clicar nela que o significado aparece. Isto é muito útil quando estamos lendo textos em outra língua.

Pontos Negativos: - A passagem de página é lenta e de vez em quando o touch não me entende. - A procura de uma determinada página lá no meio do livro que você queira recorrer é muito difícil. O aparelho é bom pra ler de uma forma contínua. Mas para aqueles que gostam de pular páginas ou querem reler um determinado trecho lá atrás, é ruim. Eu li um livro que tinha glossário no final e simplesmente desisti de recorrer a ele. Muito trabalho.

Naquela velha discussão se o digital substituirá o livro, esqueça. Livro em papel sempre vai existir. Mas ter um kobo facilita muito em determinados livros. Apesar dos defeitos, vale muito a pena. Para quem lê muito, aconselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário