terça-feira, 20 de maio de 2014

Não vai ter copa?

A Copa no Brasil, como era de se esperar, foi uma desculpa para que houvesse obras superfaturadas e que não cumprissem todas as melhorias acordadas relacionadas ao transporte público. Torraram grande parte do dinheiro que poderia ser mais bem empregado para a população. Nas Olimpíadas acontecerá a mesma coisa, todo mundo sabe. É triste constatar que a corrupção virou regra e não exceção no nosso país, não nos surpreendemos quando algo deste tipo acontece.

Ano passado houve grande movimento de protesto que se iniciou com as tarifas de ônibus e se estenderam pra Copa do Mundo e tudo o que havia de errado no Brasil. Deixou de ter um foco e virou uma modinha sair, protestar, depredar e roubar. Era uma verdadeira zona de guerra no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Diziam “não é apenas por 20 centavos”. O governo recuou do aumento, transferindo o gasto para outros serviços públicos e o gigante voltou a dormir. Era sim pelos vinte centavos.

Agora próximo à Copa do Mundo começaram a falar de novo em protestos para aproveitar o grande evento como chamariz. Agora começaram a gritar “não vai ter copa”. Sinceramente, pra que? Já provaram que em matéria de ideologia é um zero a esquerda. Se fossem engajados mesmo, teriam selecionado pautas para reivindicações e continuado nas caminhadas de protestos que tinham iniciado. Ficaram um ano dormindo e agora vão voltar para aproveitar politicamente do grande evento.

Se eles fossem realmente contra a copa, porque não começaram a protestar sete anos atrás quando o Brasil foi escolhido para os jogos? A hora ideal seria exatamente aquela, quando ainda não havíamos gasto nada e ainda dava tempo de transferir para outro país melhor preparado. Eu queria ter uma copa no Brasil porque gosto de futebol e sempre sonhei em assistir os jogos do mundial, mas ao mesmo tempo também não queria por saber que os corruptos iriam aproveitar e roubar mais ainda, o que de fato aconteceu. Mas agora, a um mês do início, com todas as obras feitas, com todo o dinheiro gasto, já era. O prejuízo já foi feito, basta aproveitar o evento. Pra que iniciar apenas agora um movimento de “não vai ter copa” quando sabemos que vai sim ter copa. Onde vocês protestantes estavam quando todas as decisões estavam sendo tomadas? Dormindo provavelmente.

Pra mim esses protestos são puramente políticos. Claro que no meio da massa acabam aparecendo gente de bem que se entusiasma com o espírito de querer uma mudança no país. Eu mesmo me animei nas caminhadas “pacíficas” que aconteceram em 2013 achando que finalmente o gigante havia acordado, claro que nada aconteceu após isto. Quer protestar contra o preço da passagem, contra a situação da saúde, do dinheiro gasto indiscriminadamente na Copa? Beleza. Temos todo o direito de fazer isto. Mas acho que o futebol não tem nada a ver com isso. É um evento esportivo que eu gosto de assistir, não sou um alienado. Quem critica costuma dizer que o povo vê a seleção ganhar e esquece dos reais problemas do país. Eu não.

Um comentário:

  1. Com certeza esses protestos são políticos. Eles pagam para pessoas desempregadas, oferecendo marmita, 50 reais por dia e o cara vai lá protestar.
    Big Beijos
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir